Storage, Storage NAS, Storage SAN, Storage DAS

Backup em nuvem

As funções da nuvem

A Google recentemente disponibilizou uma nova aplicação de backup para os usuários do Google Drive, agora é possível selecionar uma pasta de seu computador para ser feito o backup em nuvem no aplicativo da Google, esse recurso ocupa o espaço disponibilizado pela Google ao usuário.

Quando são lançados novos métodos de backup em nuvem sempre surgem diversas questões e duvidas quanto ao serviço oferecido. As vezes os nomes podem confundir quanto ao funcionamento de certos aplicativos.

Você também pode obter sua própria nuvem definida pelas suas necessidades, gostos e aplicações. Com um storage QNAP é fácil e rápido criar sua nuvem e sua manutenção é de fácil manuseio, com a instalação do QSync em seu storage e computador é sincronizar os aparelhos e você já possui sua nuvem.

O que é a nuvem ?

A nuvem

A nuvem

 

A nuvem é uma coleção de variados servidores físicos conectados a ethernet que oferecem diversos tipos de serviços referente ao manuseamento de dados on-line. As empresas as quais trabalham com nuvem oferecem seus próprios serviços conforme definido pela mesma.

Nas operações de dados ligados a nuvem, são normalmente cobradas taxas para a utilização do espaço de armazenamento ou serviço. Algumas empresas apenas trabalham com backup em nuvem enquanto outras oferecem a possibilidade de utilizar um espaço limitado e pequeno na nuvem mas entregam esse serviço sem exigir pagamento.

Sincronização em nuvem

Sincronização em nuvem

Sincronização em nuvem

 

(ex. QSync, Dropbox, iCloud Drive, OneDrive, Box, Google Drive)

A sincronização em nuvem, diferente de backup em nuvem, é um recurso para quem deseja ter poucos arquivos armazenados na nuvem mas que os arquivos na nuvem sempre se sincronizem com as atualizações do arquivo original. Ao definir uma pasta como sendo a pasta a ser sincronizada é enviada uma copia da mesma para a nuvem, e sempre que o arquivo original for editado a copia na nuvem também será alterada. Uma sincronização de arquivos em nuvem não é a mesma coisa que backup em nuvem.

Backup em nuvem

Backup em nuvem

Backup em nuvem

 

(ex. QNAP Backup Station, Backblaze Cloud Backup, Mozy, Carbonite)

O backup em nuvem é essencialmente um backup onde os dados escolhidos são armazenados em nuvem, ou seja, uma rede interconectada de servidores. É possível acessar esses dados de qualquer lugar que possua uma conexão estável a ethernet, por meio de aplicativos ou uma conexão via endereço IP ou URL. Esse serviço permite que mesmo que ocorra uma falha que cause a perda dos dados e a perda do backup físico desses dados ainda é possível salva-los com o backup em nuvem.

Storage em nuvem

(ex. MyQNAPcloud, Backblaze B2, Amazon S3, Microsoft Azure)

Dados na nuvem

Dados na nuvem

 

É o ponto final do backup em nuvem, o local onde os dados são armazenados, no ponto final dos serviços em nuvem existem os HDDs que são os responsáveis por toda a parte de armazenamento. Esse serviço, diferente do backup em nuvem, é fornecido por empresas que cobram por GB usado para guardar seus dados enquanto o backup em nuvem tem um preço fixo.

MyQNAPcloud

MyQNAPcloud

MyQNAPcloud

A QNAP disponibiliza uma grande variedade de “apps” para os donos de storages da marca, um desses aplicativos é o MyQNAPcloud que por sua vez possibilita a criação e manutenção de sua própria nuvem. Com esse aplicativo é possível obter todos os serviços citados acima, mas a diferença é que agora quem está no controle é você.

Com o MyQNAPcloud é fácil e simples criar seu próprio backup em nuvem, ou executar uma sincronização em nuvem ou até mesmo realizar o armazenamento de dados direto do seu smartphone para o seu QNAP via nuvem.

Para utilizar o MyQNAPcloud é simples, basta registrar seu produto original QNAP no seu site do aplicativo e pronto, toda a configuração de IP e domínios é feita automaticamente pelo site. O MyQNAPcloud permite ao usuário, acessar um storage remotamente e fazer upload ou download de arquivos no mesmo, além de poder configurar seu storage como um verdadeiro servidor.

Qual é a diferença entre sincronização e backup em nuvem ?

  • Sincronização em nuvem: A sincronização em nuvem é um serviço que permite ao usuário manter uma pasta sempre em sincronia com uma copia na nuvem, ou seja, o usuário do QSync define uma pasta em seu computador que será o alvo e cria uma copia da mesma na nuvem que será sempre atualizada conforme a cópia original é editada.

 

  • Backup em nuvem: Esse serviço oferece proteção de dados em um nível elevado onde os dados são armazenados em nuvem, ou seja, esses são são enviados para centros de armazenamento de dados para serem gravados em discos rígidos. Uma copia de todos os seus arquivos fica disponível 24/7 para serem acessados via ethernet.

Quem precisa do backup em nuvem ?

Empresas ou profissionais que desejam ter um nível elevado na segurança e recuperação de seus dados, o backup em nuvem é recomendado como um nível extra de segurança pois é possível manter um backup na nuvem, um backup físico e um backup dentro do próprio disco onde esta armazenado os arquivos originais.

Mesmo se o pior ocorrer e você perder todos os seus dados no armazenamento físico, incluindo os backups físicos, você ainda tem a copia de segurança na nuvem.

No Comments Yet

Deixe seu comentário