Como escolher um NAS? 

Isso é uma dúvida muito frequente quando se pensa em um sistema de armazenamento de dados.

Como escolher um Storage NAS

Como escolher um Storage NAS

Independente do nível conhecimento ou aplicação principal do NAS, essa dúvida sempre vai pairar até a decisão final.

Segue abaixo algumas dicas para tentar ajudar na decisão:
– Qual a aplicação principal do NAS?
– Qual a capacidade liquida necessária?
– Quais recursos adicionais os competidores possuem?
– Como funciona o suporte e garantia do equipamento?

– Qual a aplicação principal do NAS?


A atividade principal irá definir qual a velocidade, tipo de gabinete (Desktop ou Rack), qual nível de RAID serão configurados os discos, quantas interfaces de rede deverá ter o NAS, quais os tipos de HDs ou SSDs serão instalados, qual a previsão para expansão do NAS, qual a segurança e backup dos dados será implantada.

– Qual a capacidade liquida necessária?
Três fatores são relevantes ao se falar em capacidade de um Storage, nesse caso de um NAS:
RAID – Dependendo da configuração do RAID que será feita, a capacidade equivalente dos HDs deverá ser descontada. Veja a tabela:

Tabela de Capacidade RAID

Tabela de Capacidade RAID

Bit/Byte – Outro fator é a conta binária onde, basicamente 1TB = 930GB – Veja o post ” Porque meu HD de 1TB só tem 930GB?”. Na prática, atualizando as capacidades da tabela acima, teremos:

Tabela RAID - Correta

Tabela RAID – Correta

Espaço livre – Em casos de uso de HDs Desktop, é sempre bom manter um espaço disponível para trabalho do Disco. Recomendamos que seja entre 20 e 40% do espaço total do Disco.

– Quais recursos adicionais os competidores possuem?
É muito comum, ao passar pelo processo de aquisição, os Administradores de Storages confrontarem tecnologias e recursos que eram desconhecidos e que irão ajudar em tarefas corriqueiras e que até então possuíam soluções alternativas, trabalhosas, manuais e sem controle algum. Por isso, recomendamos que seja estudado junto ao fornecedor, apresentações sobre TODOS os recursos disponíveis. Ninguém, mais recomendado que os maiores vendedores e especialistas de Storages. Peça sempre uma demonstração Online dos produtos a serem adquiridos, é rápido e muito proveitoso.

– Como funciona o suporte e garantia do equipamento?
Da mesma forma como conhecer os recursos, vale conhecer o suporte técnico pós-venda e opções de garantia estendida do NAS, uma vez que este estiver em produção, o custo do Storage parado pode ser imenso. Procure sempre um fornecedor com suporte técnico especializado e gratuito e que tenha a opção de venda da garantia estendida.

Como exemplo de uma aplicação corporativa: O NAS será usado como File Server (Servidor de Arquivos), com um iSCSI para instalação da base de dados SQL com 500GB e backup de projetos desenvolvidos nas estações de trabalho. Neste caso deverá ser um NAS de rack (com fonte redundante ou controlador e fonte redundantes), processador de alto desempenho para altas taxas de transferência de dados, pelo menos 4 interfaces gigabit (10G desejável) compatibilidade com discos SATA além de SSD e/ou SAS, que permita replicação remota, Snatpshot e expansão de capacidade com adição de unidades JBOD.
Como haverá um ou alguns alvos iSCSI, será montado um volume com discos SSD ou SAS 15K, em RAID 10 para alta performance do Banco de Dados (veja o texto sobre IOPS em tecnologia), em paralelo, para o File Server discos NL SAS ou SATA Enterprise para maior confiabilidade nas informações do NAS e, para o backup das estações os discos Desktop, de preferência Survailance ou RED/Black para melhor relação custo-benefício por TB.