Storage, Storage NAS, Storage SAN, Storage DAS

Servidor de Mídia DLNA

O que é um servidor de mídia

O que é um Servidor de Mídia

O que é um Servidor de Mídia

Podemos entender que servidor de mídia é um Servidor (computador) com as configurações ativas, tornando este Servidor um centralizador de mídia que também gerencia esses arquivos.

Um servidor de mídia permite armazenar e executar fotos, músicas, vídeos e filmes, permitindo o acesso a esses arquivos local ou remotamente, além de poder compartilhar-los com outros aparelhos ou usuários dentro da própria rede, sem a necessidade de utilizar cabos para conexão com estes dispositivos.

A tecnologia DLNA (Digital Living Network Alliance) transforma o seu dispositivo eletrônico (Smartphone, tablet, TV, câmera, etc.) em um dispositivo multimídia.

Para criar um Servidor de Mídia com a tecnologia DLNA, é necessário que seu equipamento possua processamento, memória para a leitura, armazenamento e portas de comunicação.

O que é DLNA – Funções dentro do servidor de mídia

Servidor de midia dlna

Servidor de midia dlna

A tecnologia DLNA  é um padrão de conectividade que surgiu para facilitar todo o acesso aos arquivos armazenados em um servidor de mídia.

A partir da criação do DLNA, todos os fabricantes incorporam em seus equipamentos esse padrão, facilitando a comunicação entre todos os equipamentos de diferentes fabricantes.

É muito importante salientar que o DLNA não é o tipo de conexão que esses equipamentos utilizam, e sim um padrão para a conectividade multimídia utilizado entre esses equipamentos de marcas distintas, tornando a comunicação bem mais prática entre servidores de mídia em nível global.

Como configurar um servidor de mídia e o acesso remoto

Servidor de mídia configuração

Servidor de mídia configuração

Quando falamos de acesso remoto ao servidor de mídia, caso seu servidor seja um computador em sua rede, é necessário a instalação de alguns softwares onde, dependendo da sua plataforma (MAC, Windows e Linux), será necessário uma configuração especifica para cada um desses ambientes. Caso de seu servidor de mídia ser um Storage NAS ele possui um sistema multiplataforma onde o usuário pode acessá-lo e configurá-lo facilmente através de seu navegador internet.

Outro aspecto que precisamos salientar é que para o acesso remoto funcionar, há a uma configuração dentro do seu roteador que será necessária, permitindo que um usuário fora de sua rede local possa acessar sua rede interna. Dentre essas configurações, as principais são: a criação de uma rede privada ou o redirecionamento ou encaminhamento de algumas das portas do seu roteador.

Após realizar essas configurações o seu servidor de mídia estará pronto para a utilização tanto em uma rede local como através de um acesso remoto.

 Storage NAS como servidor de mídia

servidor de midia NAS synology

servidor de midia NAS synology

Uma outra opção para a utilização como servidores de mídia são os Storages NAS por possuírem uma alta capacidade de armazenamento ficando mais prática sua utilização, pois o usuário não utilizaria um computador e deixaria ele ligado e tempo todo para essa função. A utilização de um Storage para essa finalidade agrega ao usuário uma grande capacidade e dependendo das configurações permite uma enorme segurança com os arquivos.

Servidor de midia NAS QNAP

Servidor de midia NAS QNAP

A QNAP é uma empresa que possui o certificado com a tecnologia DLNA em seus produtos e com um sistema operacional muito ágil, diversos aplicativos que facilitam sua utilização como servidor de mídia e um hardware otimizado que suporte esses tipos de aplicações, o Storage NAS da QNAP torna-se um excelente equipamento para quem necessita de um servidor de mídia com uma enorme capacidade de armazenamento, diversos aplicativos que facilitem sua utilização e com configurações de discos (HDs) que agregam ainda mais segurança para seus arquivos.

Os benefícios de se utilizar um servidor de mídia

servidor de midia beneficios

servidor de midia beneficios

A utilização de um servidor de mídia é um grande benefício, pois diversos dispositivos que estejam conectados na mesma rede como celulares, tablets, TVs e outros computadores podem acessar os arquivos de mídia.

Portanto um servidor de mídia pode agregar um imenso benefício ao usuário que o utiliza, trazendo comodidade e praticidade ao acessar seus arquivos de mídia em diferentes lugares sem a necessidade de cabos para essa função. E a tecnologia DLNA (Digital Living Network Alliance) é o padrão de conectividade que através dele que é possível esse compartilhamento de mídia tais como fotos, músicas e vídeos entre os dispositivos conectados.

Links Relacionados: O que é Um Servidor DLNA

Texto de Vinicius Fassa

No Comments Yet

Deixe seu comentário