Armazenamento de dados para CFTV

 Quando se fala em Armazenamento de dados para CFTV IP, em geral projeta-se o armazenamento das imagens em um NAS (Network Attached Storage), uma vez que os NAS são equipamentos de baixo custo, fáceis de se gerenciar e diversos Servidores podem gravar informações simultaneamente.

Armazenamento de dados para CFTV

Armazenamento de dados para CFTV

Isso nem sempre acontece exatamente assim. Muito cuidado ao se implantar o sistema de Storage em um projeto de CFTV. Principalmente se o software escolhido for o Digifort, que está presente na grande maioria dos Sistemas de CFTV no Brasil, pois esse raciocínio não vale. O Sistema da Digifort pode apresentar problemas diversos quando o Storage não responder por qualquer motivo. Os erros mais comuns são falhas de gravação, travamento de imagens e perda de sincronismo. Coisas que nenhum administrador de sistema de segurança toleraria. Para que isso não aconteça, o ideal é utilizar um sistema de armazenamento confiável, com alto desempenho para garantir o perfeito funcionamento do sistema.

Os Storages mais recomendados são DAS (em geral com conexão SAS devido a expansibilidade, flexibilidade e confiabilidade) ou SAN (necessariamente com conexão Fibre Channel – os SAN IP com conexão iSCSI podem apresentar os mesmos problemas).

Para o correto dimensionamento dos Storages, pressupondo que o Storage usado possui desempenho que suporte a tarefa de 24×7 (por exemplo vamos considerar um Storage Infortrend, nem precisa ser o mais recente G7, podendo ser os modelos AIC667 – G6 que suportam gravação de 400/500 câmeras sem problemas – Não usar storages com processadores antigos como G2 / G3 / G4) são poucas perguntas a serem feitas:
– Qual a quantidade de Servidores possui o Sistema?
– Qual o espaço necessário para armazenamento das Imagens?
– Qual a previsão de crescimento do Sistema? Em quantidade de câmeras/Servidores ou em tempo de armazenamento?

A quantidade de servidores é necessária para dimensionar qual o Storage que poderá ser utilizado. Se será SAS ou FC dependerá da infraestrutura e quantidade de servidores de cada projeto, porém, quando em funcionamento ambas as soluções atendem 100%.

O Espaço necessário irá determinar a quantidade de HDs e capacidade de cada um deles para implementação da solução. Para determinar a capacidade é muito importante considerar o nível de RAID que será usado e lembrar que cada HD de 1TB possui apenas 930 GB útil ( devido a 1 Kbyte = a 1024 bytes e não 1.000 bytes ).

Essas informações são suficientes para dimensionar corretamente um sistema de armazenamento de imagens para CFTV.