Storage NAS DAS ou SAN ?

É importante entender cada uma das tecnologias antes de definir qual será implantada. Normalmente será chamado apenas por NAS, DAS e SAN.

Storage - Nas Das San

Storage – Nas Das San

NAS: Network Attached Storage.

É um dispositivo, de preferência uma Storage, conectado diretamente na rede local. Pode ser 1Gbps, 10Gbps ou através da soma das portas disponíveis que variam de equipamento para equipamento (trunking com 2, 4, 6 ou 8 Portas Gigabit. Ou 2 ou 4 portas de 10G são as configurações mais comuns de serem encontradas). Por isso um dos grandes diferenciais do NAS em relação as duas outras tecnologias é que ele possui em seu sistema operacional, o gerenciamento de contas de usuários, cada um com seus recursos com controle de acesso  e/ou de quotas por usuários, pastas, grupos, etc. Outra grande diferença é a versatilidade de suas funções. Uma vez que possui seu sistema operacional próprio, nativamente oferece inúmeros recursos que podem ir desde um simples bloqueio de pastas até complexos algorítimos de deduplicação de dados.

outro tópicos interessantes sobre NAS:
– Alguns recursos comuns em NAS
– Como definir qual NAS devo Comprar
– Por que tanta variedade de modelos?

Storage NAS

Storage NAS

Storage DAS: Direct Attached Storage.

Ao contrário do NAS, os Storages são conectados diretamente em computadores PC, Notebooks ou MACs. Assim eles aumentam a capacidade de armazenamento local, melhoram a performance de algumas aplicações, fazem backup de dados e podem, atrevés de seus hosts (computadores ao qual estão conectados) , compartilhar as informações contidas neles. As conexões mais comuns são USB, Firewire, e-SATA e a mais veloz e que permite recursos extras como expansão de capacidade, volumes muito grandes, recursos extras como Snapshot, espelhamento de volumes, etc, são os SAS.
Esses Storages assim como os SAN são os mais indicados para implantação em projetos de CFTV.

thunderbolt-lacie

SANStorage Area Network.

Uma rede SAN compõe-se basicamente de servidores e Storages. Ao isolar a rede SAN da Rede Local (LAN) obtém-se inúmeros benefícios, dentre os principais estão o aumento de velocidade, uma vez que não haverá concorrência da comunicação entre as estações e os servidores, a segurança, contudo não haverá comunicação direta entre as estações, ou mesmo apenas os pontos de rede diretamente com os Storages, e, a redução de custo, pois para se investir em uma rede mais segura com uma topologia diferente, não é necessário estender isso para todas as estações de trabalho.

As principais tecnologias implantadas em redes SAN são:
O protocolo FC (Fibre Channel) é uma rede de alta velocidade em que os servidores se conectam diretamente às controladoras dos storages ou por meio de switches FC. As velocidade atuais FC são de 4, 8, 16Gbps, 32Gpbs ou configurações de trunkig que multiplicam essas velocidades;
Ethernet – iSCSI: Através do protocolo iSCSI é possível criar uma rede SAN (também chamada de SAN-IP) com baixo custo e mesmo assim conseguir desempenho excelente. Pode-se ainda, utilizar a conexão 10G do padrão Ethernet e melhorar ainda mais esse desempenho. Portanto a velocidade atuais Ethernet são de 1 e 10Gbps ou configurações de trunkig que multiplicam essas velocidades;

Rede SAN

Mais informações em www.infortrend.com.br